terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Todo mundo precisa de férias!

Fim de ano se aproxima, e como acontece em todos os anos essa época se transforma em uma verdadeira maratona, são os presentes de Natal, as festas de confraternização, de encerramento, enfim, as pessoas no geral estão mais cansadas e cheias de compromissos.

Dia desses, estava conversando com uma diretora de uma escola de Educação Infantil que me comentou duas coisas que me motivaram escrever esse artigo em nosso blog: a maioria dos pais nessa época do ano deixa e busca seus filhos nos limites de horário da escola, ou seja, as crianças chegam super cedo e saem super tarde. Além disso, tem muitas famílias em que as crianças não tiram férias com seus pais.



Fui atrás de outras escolas, em conversas informais com outros profissionais e constatei que isso acaba sendo uma realidade comum às escolas de Educação Infantil, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul. A verdade é que se a escola não estabelece um limite, se a escola não fecha uns dias, não faz férias coletivas, muitas crianças acabam não tirando férias. Acabam emendando o ano letivo, com os projetos de férias até o início do novo ano.

O fato é que é preciso compreender que TODOS precisam de férias, que por mais que os projetos de férias das escolas e clubes sejam lúdicos, todo baseado em brincadeiras e jogos, ainda sim impõem às crianças uma rotina rígida de entrada, de lanche, higienização, saída, etc.

É claro que rotina é fundamental para toda criança, que ela é um grande aliado na educação de nossos filhos, mas todos nós precisamos de um momento em que essa rotina possa ser quebrada, e que a criança possa acordar na hora do almoço, dormir um pouco de tarde, ficar acordada até mais tarde, comer algumas porcarias na beira da praia ou da piscina, fazer passeios com os pais, com os avós, enfim, que possa viver coisas diferentes que lhe ajudem a ampliar seus horizontes e suas relações.

Sim, sabemos que as crianças muitas vezes adoram ir para a escola, que nesses dias de verão é muito gostoso fazer melecas, tomar banho de mangueira, dar banho em bonecos, ao lado dos amigos que os acompanharão durante todo o ano. Mas disponha-se a tirar ao menos uma semana, para ficar com seu filho (a), nem que seja simplesmente para passarem o dia inteiro juntos, compartilhando o café da manhã, o almoço, o lanche, a janta. Pensando junto o filme que irão assistir na TV ou no cinema, o parque para brincar ou o jogo para jogar.

A idéia é proporcionar momentos de relação e troca, construindo boas lembranças, que certamente darão mais segurança e alegria às crianças e aos adultos no futuro. As crianças que não tiram férias tendem a ficar mais cansadas, irritadiças, e no transcorrer dos anos podem até a desenvolver um estresse, uma possível depressão, dificuldade de lidar com mudanças, e até mesmo de conviver com seus pais e familiares.

Mesmo se você for um profissional autônomo, que não pode se dar ao luxo de parar por uns dias para tirar férias, então pense em alternativas que possibilite seu filho flexibilizar a rotina, e ampliar seus horizontes. Nessas horas os avós, os tios e os dindos podem ser uma divertida opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário