sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Educação nos tempos atuais

Há duas semanas, foi lançado o livro “Por que você não me obedece?”, direcionado a pais e educadores, organizado por Isabel Parolin e escrito em conjunto por pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais da educação. Esta semana, celebramos o “Dia das Crianças” e os textos do livro da Isabel nos trazem reflexões sobre o que realmente se deve dar às crianças nos tempos atuais, o que vai além dos brinquedos e presentes.

A discussão hoje em dia sobre o papel dos pais e da escola na educação de crianças e adolescentes está em torno dos desafios do mundo atual: excesso de informação, mudanças rápidas, pais extremamente ocupados, crianças mais livres, o uso da televisão e das novas tecnologias, marketing de produtos infantis, entre outros tantos. E parece que os adultos estão cada vez mais perdidos e enrolados nos rumos do “como educar e ter sucesso?” neste novo contexto.

Além disso, as crianças de hoje sabem dizer o que querem, questionam e enfrentam. E mais: são ousadas, fazem chantagem e colocam os pais e professores em situações complicadas de resolver. Ceder às vontades infantis é muitas vezes o caminho menos cansativo e chato para quem é responsável pela educação das crianças. É extremamente desgastante passar o dia orientando, repreendendo quando necessário, valorizando o que é positivo e mostrando as conseqüências das escolhas para os pequenos. Porém, estas ações são extremamente necessárias.

É importante dar brinquedos às crianças no seu dia? Claro que é. As crianças aprendem brincando. É na fantasia do “faz-de-conta“ que o aprendizado acontece. Através de jogos as crianças experimentam, erram e acertam e se posicionam frente à realidade. Mas os tios, padrinhos, pais, professores e avós, junto com o brinquedo, precisam dar de presente o que realmente vai ficar depois de alguns anos: os valores, os exemplos (não adiantar repreender e fazer diferente!), a segurança, os limites e a coerência.

Ir ao museu, ao parque, ao teatro, à biblioteca, reciclar o lixo, fazer brinquedos, são algumas boas opções de programas educativos para as crianças e adolescentes. Estas atividades aumentam o repertório de experiências das crianças, que muitas vezes acabam se limitando à televisão, ao computador e aos brinquedos de casa.

De acordo com o livro, o “não” se mostra necessário. Esta palavrinha tão pequena e tão forte é necessária pra que a criança comece a entender que nem tudo é fácil na vida. Mas esse “não” não pode vir sozinho. A explicação lógica deve acompanhar a negativa, para que a criança tenha parâmetros de comparação e consiga administrar a frustração.

O livro “Por que você não me obedece?” discute diversos exemplos de dificuldades que os pais enfrentam e traz também casos de sucesso. É uma possibilidade de trazer para casa temas que muitas vezes não se consegue dar conta no dia-a-dia e também a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a relação adulto/criança – o que pode fazer diferença no futuro emocional e social de quem ainda está em desenvolvimento.

Por que você não me obedece? Pais & Educadores/ Isabel Parolin (org.), Maria da Penha Simões Pedrosa, Laura Monte Serrat Barbosa, Júlio Furtado, Ana Paula Picheth. Editora Mediação, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário