sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Escolha da Profissão


Na próxima semana estarão encerradas as inscrições para as duas mais importantes universidades privadas de Curitiba: Positivo e PUC. Para grande parte dos jovens, este é um período de grande ansiedade, já que escolher uma entre as dezenas de opções de cursos na ficha de inscrição é, provavelmente, a escolha mais importante que já fizeram em todas as suas vidas.


Escolher certo é o grande desafio.
Para auxiliar na sua decisão, o jovem pode buscar um serviço de Orientação Profissional – ramo da psicologia que trabalha com as questões relacionadas ao mundo profissional e o indivíduo no processo de escolha.
Mas é muito importante chamar atenção para o envolvimento que o jovem deve ter no processo de Orientação Profissional. Sua participação deve ser ativa – fazer testes psicológicos e aguardar passivamente as indicações oferecidas pelos testes não é garantia de sucesso na escolha.
É preciso levar em consideração 3 aspectos muito importantes: conhecimento de si mesmo, da profissão e do mercado de trabalho. Nas sessões de Orientação Profissional – que podem acontecer individualmente ou em grupo – o profissional de psicologia vai desenvolver com o jovem:
  1. o conhecimento que ele tem de si mesmo: do que gosta, do que não gosta, quais são seus hobbies, seus modelos e referências profissionais na família, além de outros elementos que possam ajudar no direcionamento a alguma carreira;
  2. o conhecimento do que é a profissão: a rotina diária do profissional (passamos mais tempo no trabalho do que em casa!), as opções de carreiras dentro de um curso, sua grade curricular nas universidades, entre outras que irão compor o cenário da profissão;
  3. por fim, o conhecimento do mercado de trabalho – como está a demanda do mercado por profissionais na(s) área(s) pré-definida(s) nas etapas anteriores e o quanto o jovem está disposto a se esforçar para entrar neste mercado depois de formado.
Estas são algumas dicas para você que ainda está em dúvida. No entanto, a busca por um serviço de Orientação Profissional vai fazer com que o processo de escolha da profissão seja a mais acertada e de sucesso. E você mesmo será capaz de evitar o que muitos temem: uma possível troca de curso no futuro ou, pior, ser infeliz e frustrado ao longo de toda sua carreira profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário